Skip to main content

Quer estar por dentro do que vai rolar no marketing digital em 2023? Abaixo falaremos sobre 6 grandes possibilidades…

1. Terceirização para agências de Marketing Digital

Seja uma pequena ou uma grande empresa, a terceirização pode ser o melhor caminho. Contratando uma Agência de Marketing Digital para gerenciar seus projetos de marketing você vai contar com uma equipe especializada e profissionais de diversas áreas, o que é mais viável financeiramente falando do que arcar com os gastos de se manter uma equipe interna do zero. Para cada problema que possa surgir você será direcionado para um profissional dentro da agência que vai lhe oferecer a solução mais adequada para seu problema. Além disso, a maioria das agências digitais possuem parceiros, no caso de não poderem atender a sua demanda. Dessa maneira, outros profissionais de confiança serão indicados para que você se necessário.
Com isso concluímos que é muito mais vantajoso terceirizar o setor de marketing para uma agência digital, pois torna o caminho mais prático, o custo menor e você terá uma equipe completa ao seu dispor.
Se você precisa de ajuda com o marketing, por que não contar com a expertise de agências de marketing digital como a Real Origami?

As agências de marketing digital também têm muito mais conhecimento para compartilhar e implementar tendências crescentes dentro do ambiente digital.

2. Chatbots, como eles podem te ajudar
Chatbot Robo

Um chatbot é um software baseado em inteligência artificial capaz de manter uma conversa em tempo real via texto ou voz. Os chatbots se tornaram excelentes ferramentas de marketing. Eles ajudam as empresas a responder perguntas e se engajar com os consumidores que podem precisar de assistência em horários alternativos. A implementação de um chatbot é um investimento que ajuda as empresas a otimizar o atendimento ao cliente. Ao utilizar esse recurso, as empresas reduzirão custos por não terem que investir na contratação de pessoal e no uso de espaço físico. A otimização do atendimento também é uma grande vantagem, pois as empresas que optam pelo uso de chatbots podem atender um número quase ilimitado de pessoas.

Pelo fato dos chatbots sempre estarem disponíveis os clientes não precisam esperar minutos ou até horas para iniciar um atendimento e já receber as respostas certas para suas dúvidas. Isso ajuda a eliminar maioria das reclamações dos clientes, pois nos dias de hoje a agilidade é extremamente importante para as pessoas. Usando bots, você pode eliminar filas e obter respostas mais rápidas e imediatas. Dessa forma, concluir um atendimento para tirar dúvidas comuns, por exemplo, é muito mais rápido do que falar com um humano, deixando seu cliente mais satisfeito com o atendimento, além do bot ser um potencial coletor de dados. Usar um chatbot é uma excelente ferramenta para rastrear padrões de compras e analisar o comportamento do consumidor enquanto ele monitora os dados do usuário. Caso o cliente faça perguntas que não possuem no banco de dados do chatbot elas poderão ser usadas no futuro para atualizar o bot e fazer com que ele fique cada vez mais esperto.

 

3. Conteúdo em vídeo

A maioria das pessoas concorda que os vídeos são mais interessantes e geram mais engajamento. O assunto não importa, pode ser um vídeo informativo, explicativo ou simplesmente para entretenimento. Tanto nas plataformas de vídeo como o YouTube, seja nas redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok, existem vídeos sobre diversos produtos e serviços. Muitos deles são produzidos por influenciadores, outros incluem tutoriais sobre tudo, desde maquiagem até investimentos em ações. Até mesmo o WhatsApp e o Telegram hospedam bilhões de horas de vídeo compartilhadas entre os usuários em uma variedade de tópicos. As pessoas preferem vídeo a imagens ou texto. Assim fica mais fácil participar e compartilhar. Cada dia mais as redes sociais estão projetando algoritmos para priorizar os audiovisuais. Portanto, em 2023 você verá muitas marcas promovendo seus produtos através de conteúdo em vídeos.

4. Coleta de Zero-Party Data – através de preenchimento de formulários

Zero Party Data

Zero-Party Data são dados que os usuários fornecem consciente e intencionalmente a uma marca, por exemplo, como pode acontecer ao preencher uma pesquisa, responder a um questionário ou se inscrever em um boletim informativo. Eles são uma ferramenta importante para que as empresas possam oferecer produtos mais personalizados ao seu público-alvo, respeitando a privacidade do consumidor e cumprindo integralmente as leis de proteção de dados. Big data é uma excelente ferramenta para seu negócio. No entanto, devido à pressão mundial por maior privacidade, a forma como coletamos dados teve que mudar. A coleta de dados para marketing digital deve ocorrer de maneira mais prática e proativa em 2023. Por exemplo, criar formulários para preenchimento voluntário pode ajudá-lo a encontrar informações de clientes para seu produto ou serviço.

As marcas que adotam estratégias de Zero-Party Data, ao coletar informações intencionalmente disponibilizadas pelos usuários, estarão em uma posição muito melhor no futuro. Portanto, não deixe de utilizar este recurso incrível.

 

5. E-mail marketing para lançamentos de produtos

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital para comunicação direta via e-mail entre uma empresa e sua base de clientes ou contatos. Uma campanha de email marketing geralmente é feita usando ferramentas de automação que acionam os e-mails.

O e-mail marketing é de longe uma das melhores estratégias de marketing que existem. A maioria dos profissionais de marketing usa esse canal para gerar possíveis clientes pelo fato de que quase todo mundo tem uma conta de e-mail, é quase como um CPF para o mundo digital, facilitando o acesso das empresas aos consumidores.

Com uma boa campanha de e-mail marketing, você consegue enviar mensagens alinhadas com o estágio de cada cliente no funil de vendas. Ao enviar mensagens, ajuste o conteúdo de acordo com a lista que receberá o e-mail.
Você também pode segmentar demograficamente ou com base em outras informações relevantes. Por exemplo, se a sua mensagem for dirigida aos gestores, não há necessidade de enviá-la aos funcionários. Este recurso continuará a ser usado em 2023 e sua empresa não pode desperdiçar esta grande possibilidade.

 

6. O marketing de influenciadores continuará a crescer

Youtuber Digital InfluencerO marketing de influencers digitais é uma maneira mais orgânica de se comunicar com seu público. Primeiro, porque esse marketing funciona por meio de personagens que o público conhece e tem afinidade. Assim, fica mais fácil alcançar seu público e convencê-lo a acreditar na sua mensagem.
Na prática, o marketing de influenciadores trabalha com ações de marketing realizadas por digitais influencers nas redes sociais. Os influenciadores digitais são pessoas conhecidas e muitas vezes com milhões de seguidores, que possuem um público fiel e podem direciona-lo para uma determinada marca ou produto.

O que antes era usado por apenas algumas empresas agora é usado por quase todos os negócios que existem digitalmente.
A influência dessas pessoas, seja pelo Tiktok, Instagram ou YouTube, pode gerar um ótimo ROI (Retorno sobre investimento). Mas as empresas devem ter cuidado para entender exatamente quais influenciadores precisam para sua marca. Quais estão alinhados com suas crenças e valores e ramo de atividade.
Por isso, o ideal é contar com o apoio de uma agência de marketing digital nesse momento. Porque escolher as pessoas erradas que não têm um público ou alcance relevante pode inviabilizar toda a estratégia.

 

Procurando a Agência de Marketing digital certa?

Escolher a agência de marketing digital certa para o seu negócio pode ser difícil. Porque você quer ter certeza de que a agência entende sua marca e seus objetivos. A Real Origami Agência de Marketing Digital se encaixa perfeitamente nesse cenário! Agende uma conversa com nossos especialistas hoje e descubra como podemos ajudá-lo a utilizar todas estas tendências para o marketing digital 2023!

Atendimento pelo WhatsApp