Steve Jobs foi o CEO no comando da gigante Apple por 14 anos, até deixar o cargo em 2011.
Steve Jobs morreu em 5 de outubro de 2011. No entanto, seu legado até hoje é uma referência. Várias ideias foram compartilhadas nesses anos que a seguir vamos detalhar algumas das incríveis e revolucionárias lições deixadas pelo empresário sobre marketing, vendas e encantamento de clientes. O objetivo de Jobs era criar todo um universo de sensações. Isso é o que a Apple sempre fazia quando Jobs estava no comando da empresa. E faz até hoje.
Ao pensar na experiência do usuário, concentre-se em como ele se sente ao usar um produto e como isso pode ser melhorado a cada dia.
Conte uma história
Ao pensar em criar o marketing da sua marca, não se concentre apenas no produto ou serviço final que você entregará ao seu cliente, pense no todo. Mostre profissionalismo e conceito. Uma ótima forma de criar conceitos e desenvolver a marca ou produto é o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo tem tudo a ver com contar histórias.
A humanidade conta histórias desde que aprendeu a falar. Encante o seu cliente com a história de sua marca.
Ao consumir as informações produzidas pela marca, os consumidores podem descobrir desejos ou dores que nem sabiam que existiam e assim confiar mais naquela marca. Com isso, eles passam a se interessar naturalmente pelo conteúdo que a marca oferece e veem a empresa ou produto como autoridade e referência. Sempre que necessário, eles retornam aos seus conteúdos para tirar dúvidas e conferir suas novidades. Quando sentem necessidade de comprar novamente, optam por esta marca, que já está validada como marca de confiança e referência. O marketing de conteúdo é tão estratégico que faz com que o usuário entre no seu funil de vendas sem nem perceber e se torne um cliente.
Tenha um produto de alta qualidade
A qualidade do produto vem em primeiro lugar e não apenas em embalagens espetaculares ou excelentes estratégias de marketing. Uma das chaves do sucesso está em ter um produto excelente e que resolva uma grande dor do mercado.
Os produtos Apple não são apenas computadores e celulares, são produtos que vão para além da tecnologia que oferecem, passando pelo acabamento primoroso, pela embalagem e pelo conceito de que é o melhor porque é o que o cliente precisa. A Apple é conhecida por desenvolver produtos premium que oferecem uma experiência de usuário única e agradável, com design elegante e intuitivo. Além disso, a Apple possui um ecossistema integrado de produtos, serviços e software que trabalham juntos perfeitamente, criando uma experiência única para seus usuários. Isso inclui produtos como iPhones, iPads, Macs, Apple Watches, AirPods e o software iOS, MacOS e o iCloud, entre outros.
De 1981 até hoje, você pode ver um legado de sucesso, estratégia, inspiração e inovação. Poucos empreendedores fizeram o que Steve Jobs fez: criar um ótimo produto. Desde o desempenho, passando pelo designer que cada um tem e pela bela embalagem cuidadosamente pensada, passando credibilidade e segurança para seus clientes. Você sabe o que esperar ao comprar um produto Apple. Você confia que estará recebendo um produto de qualidade. As próprias embalagens da Apple são pensadas para despertar emoções.
Venda sonhos, não venda apenas produtos
A estratégia da Apple é vender um pacote completo de sonhos, experiências personalizadas e status para os usuários que compram seus produtos. A Apple conseguiu reinventar produtos que já estavam no mercado. Quando você compra um produto Apple, não está comprando apenas uma grande peça de tecnologia moderna. Ele carrega uma ideologia. A visão de Steve Jobs é de que os sonhos podem ser realizados. Jobs fez as pessoas adotarem seus produtos como um estilo de vida. A Apple é diferente de todas as outras porque, para Steve Jobs, os clientes da Apple não são consumidores, mas pessoas com sonhos, esperanças e ambições. E a Apple cria produtos para ajudar essas pessoas a realizar seus sonhos e objetivos.
A Apple sempre foi inovadora, desde seus produtos até a forma como faz seu marketing. Um exemplo disso foi o lançamento do famoso comercial de 1984. A campanha em si foi tão revolucionária que a mídia a cobriu como se fosse um evento.
É mais ou menos o que acontece com o marketing viral, as pessoas compartilham o que veem sem pensar que estão promovendo a marca, mas sim pelo conceito que está ligado àquela ideia. Mais pela mensagem, que foi passada do que pelo produto.
Todos nós temos sonhos e ambições, alguns sonham bem alto e outros são mais pé no chão. É por isso que é tão importante que você conheça seu público-alvo ou os consumidores que está tentando capturar e também quais são seus sonhos. E com base nesse conhecimento você tem que tentar conquistá-los, mas não por que o seu produto é o que é, mas porque você oferece a ele o que procura. Você precisa envolver seus clientes.
Evangelize seu clientes
Para evangelizar seus clientes, você deve fazê-los vestir a camisa da marca de forma que eles quase não percebam mais que é uma marca e comecem a vê-la como uma ideologia, estilo de vida e comportamento. O Marketing de Evangelização é formado por empresas que procuram atingir seus possíveis clientes com uma filosofia e uma mensagem original capaz de cativar o público a ponto desse público fazer campanha boca a boca simplesmente porque acredita e defende a marca de forma voluntária e espontânea. Os consumidores não recebem nada em troca. Eles recomendam porque gostam da empresa, não porque querem recompensas. Esse fator dá muita credibilidade à marca.
Além da Apple, outras marcas também já fizeram isso, como McDonalds, Harley Davison, Coca-Cola, Nike e muitas outras. Seus fãs são muito leais. Eles vendem uma subcultura, um estilo de vida, não apenas produtos.
Marcas como essas usam como publicidade a experiência de consumidores reais. Elas conseguem despertar a paixão nas pessoas.
Proporcione uma experiência incrível
Pense diferente como a Apple e concentre-se em criar um universo de sensações, experiências e valores que serão adquiridos com a compra do produto. Analise o seu produto como se você fosse um real comprador dele e pense no que você precisa melhorar e no que deve manter. Quando você compra um Macbook da Apple, não está apenas comprando um computador para trabalhar, editar suas fotos e vídeos ou se conectar com seus amigos. Eles acreditam na crença da Apple de que pessoas com paixão podem mudar o mundo e torná-lo melhor. A Apple conseguiu manter seus clientes fiéis e podemos até dizer que conseguiu transformá-los em fanáticos. Seu cliente deve ter uma experiência tão incrível ao comprar seu produto ou serviço que não precise procurar em outro lugar.
Estude seus concorrentes e suas estratégias
Pense em Pepsi Vs Coca-Cola ou McDonald’s e Burger King e suas batalhas na mídia. Deixe claro quem é o “inimigo” e faça as pessoas tomarem partido, isso faz parte do comportamento humano. É o que acontece quando se cria uma consciência coletiva em um grupo de pessoas em que são influenciadas e pressionadas a adotar determinados comportamentos, seguir tendências e/ou comprar produtos. O desejo de pertencer faz com que o consumidor se sinta melhor em comprar uma marca que se alinhe com seus valores e crenças.
A Apple está muito atenta a isso, e consequentemente seus usuários também, e o inimigo é claro: Bill Gates. O maior inimigo da Apple é a complexidade, a falta de bom gosto e o pensamento convencional. Jobs deixou bem claro que todos estes aspectos, pertencem à Microsoft. Jobs disse que o único problema com a Microsoft é que ela não tem gosto, que a marca não pensa em ideias originais e não leva muito a cultura para os seus produtos. Portanto, preste atenção no que seus concorrentes estão fazendo e tente oferecer algo melhor e mais autêntico.
Ufa rs bela reflexão, né hein!? Veja as dicas finais:
Inovar ou morrer
Steve Jobs sabia que o segredo era olhar para a experiência do usuário e entender o que ele precisava e o que queria. Pensar de fora para dentro e fornecer constantemente produtos e serviços que atendam a essas necessidades dos usuários. A Apple continua pioneira no mercado atual. Desde a Genius Bar à Apple Store, a visão e as crenças pessoais de Jobs perduraram nos produtos mais legais, cujos esforços de vendas transparecem na embalagem. Ele acreditava que não era só inovar, mas também pensar e sonhar grande, acreditar em algo e lutar por isso. Se você quer se destacar em um mercado altamente competitivo, precisa se empolgar e arriscar, mas acima de tudo, precisa ser diferente ou vai ficar ofuscado entre todos.
“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam.”
– Steve Jobs, Think Different (1997)
Tenha uma boa equipe de trabalho
Steve Jobs observou que nem tudo seria possível ser feito por ele. Exercitar a divisão de papéis é fundamental para que o empresário não fique sobrecarregado. Jobs aprendeu essa técnica e a colocou em prática. Isso fez com que a rotina fluísse com mais tranquilidade, por isso é de suma importância a contratação de uma Agência de Marketing Digital. É impossível fazer tudo sozinho com qualidade e desenvoltura. O especialista em marketing Digital tem uma visão ampla que vai te ajudar a decidir qual o melhor caminho a seguir para que você tenha sucesso com seu produto.
E você, já assumiu todas as tarefas que poderia delegar a especialistas?
Você deve sempre encorajar a equipe de trabalho a ter ideias e deixar as decisões para serem tomadas pelos mais capacitados para isto. Contrate uma agência de marketing digital que tenha profissionais específicos para o que você precisa.
Espero que tenha gostado deste post tanto quanto nós da Real Origami Agência de Marketing Digital. Temos uma equipe preparada para criar estratégias de marketing para fazer as pessoas se apaixonarem pela sua marca.