5 Gatilhos mentais que serão tendência em 2023!

Você sabe quais são os Gatilhos Mentais que serão tendência em 2023?

Essas são as técnicas de marketing que visam aproveitar os instintos e emoções das pessoas para influenciar suas decisões de compra ou fazer outras ações. No marketing digital, usamos os gatilhos mentais para chamar a atenção dos consumidores e incentivá-los a tomar uma ação, como comprar um produto, se inscrever em uma newsletter ou realizar um orçamento por exemplo. Para influenciar e entender seus consumidores, é preciso identificar esses gatilhos e saber como usá-los em sua estratégia.

Os gatilhos mentais baseiam-se em pesquisas da psicologia e comportamento humano e visam fazer com que os impulsos e motivações subconscientes das pessoas promovam um produto ou serviço. Nós, seres humanos, somos influenciados por gatilhos mentais o tempo todo. É muito provável que você já tenha usado essa técnica sem saber.

Os estímulos captados pelo nosso cérebro estão em um contexto social e emocional. É a nossa mente que decide o que compramos. Quando você entende como a mente funciona, você tem o poder de influenciar as decisões das pessoas.

Hoje vamos abordar 5 gatilhos mentais que você pode usar para potencializar suas vendas em 2023:

1. Escassez

Esta técnica se baseia na crença de que os produtos ou serviços que estão em escassez são mais valiosos ou atraentes. Você pode utilizar esta técnica anunciando ofertas limitadas ou usando frases como “últimos dias de oferta” ou “últimas unidades”, “últimas vagas” etc.

Este gatilho mental é eficaz porque as pessoas tendem a valorizar mais os produtos que são difíceis de obter ou que estão se esgotando rapidamente.

Você deve utilizar o gatilho da escassez em campanhas de marketing digital de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Mostre o número de unidades disponíveis de um produto, como: “apenas 10 unidades restantes”;
  • Anuncie uma oferta limitada no tempo, como: “oferta válida por 24 horas”;
  • Faça testes usando também um contador regressivo para uma oferta especial;
  • Ofereça um produtos com uma quantidade limitada, como uma edição limitada, promoção limitada.

O gatilho da escassez é um dos mais poderosos, mas lembre-se de ser transparente e honesto ao usar este gatilho. Evite exagerar na quantidade de produtos disponíveis ou na duração de uma oferta, isso pode acabar prejudicando a ação e fazendo com que a confiança dos consumidores seja afetada de forma negativa. Tenha bom senso ao utilizar este gatilho. Seus clientes são espertos.

2. Autoridade:

Autoridade Marketing O gatilho de autoridade é uma técnica de persuasão baseada na ideia de que seus clientes confiam nas instruções de pessoas que são consideradas autoridades no assunto. Isso pode ser uma figura pública respeitada, um profissional qualificado ou simplesmente alguém percebido como tendo um conhecimento ou experiência superior em determinado assunto.

No marketing digital, o gatilho de autoridade é frequentemente utilizado para persuadir as pessoas a comprar um produto ou serviço apresentado por alguém que é considerado uma autoridade no assunto. Por exemplo, um anúncio de um produto fitness pode incluir uma nutricionista famosa recomendando o produto, a fim de aumentar a confiança do público na eficácia do produto.

As pessoas confiam mais em pessoas ou empresas que são consideradas autoridades no assunto. Você pode estabelecer sua autoridade por meio de depoimentos de clientes, parcerias com outras empresas reconhecidas ou menções em mídias especializadas.

3. Reciprocidade

O fenômeno psicológico do gatilho de reciprocidade se baseia no fato de as pessoas se sentirem obrigadas a corresponder a ações ou favoritismos que lhes são dirigidos. Esse instinto social é amplamente presente em muitas culturas ao redor do mundo. Por exemplo, se você oferecer um presente a alguém, essa pessoa provavelmente se sentirá inclinada a retribuir de alguma forma, mesmo que seja apenas agradecendo ou oferecendo um presente pequeno em retorno. Isso ocorre porque o gatilho de reciprocidade nos incentiva a sermos “justos” e a manter um senso de equilíbrio nas nossas relações interpessoais.

O gatilho de reciprocidade é amplamente utilizado em técnicas de marketing e persuasão

As pessoas tendem a ser mais receptivas a mensagens e pedidos de quem já fez algo por elas. Por exemplo, um vendedor pode oferecer um brinde gratuito como uma forma de “dar o primeiro passo” e, assim, aumentar as chances de fazer uma venda. No entanto, é importante lembrar que o gatilho de reciprocidade deve ser utilizado de forma ética e respeitosa. Nunca manipule ou pressione seu cliente, pois ele sempre tem o direito de recusar ou não retribuir a ação.

4. Prova Social

Prova Social Gatilho O fenômeno do gatilho da prova social influencia as pessoas com base no comportamento ou opinião de outras pessoas ao seu redor. Ele é baseado na crença de que as ações e opiniões de outras pessoas são um indicador de como devemos agir ou pensar em uma determinada situação. As pessoas podem ser influenciadas pelo gatilho da prova social de várias maneiras, como observando o comportamento de outras pessoas em uma situação social ou vendo a quantidade de “curtidas”, “compartilhamentos” e comentários positivos de uma postagem em uma rede social.

A prova social pode influenciar significativamente o comportamento e as decisões das pessoas

As pessoas podem ser mais propensas a doar para uma causa se perceberem que muitas outras pessoas também estão doando. Da mesma forma, as pessoas podem ser menos propensas a expressar sua opinião se perceberem que a maioria das outras pessoas tem uma opinião diferente.

Empresas também podem usar a prova social para influenciar o comportamento dos consumidores, destacando o número de pessoas que já compraram um produto para sugerir que muitas outras pessoas confiaram na qualidade do produto e, portanto, outras pessoas também devem comprá-lo. Semelhante também ao “efeito manada” quando possui muitas pessoas indo comer em um restaurante e fazendo fila e o outro está decerto, logo imaginamos que aquele local é bom e também devemos ir para lá. Em resumo, a prova social é uma técnica de influência social que se baseia na crença de que as ações e opiniões das outras pessoas são indicativas de como devemos agir ou pensar em uma determinada situação e pode ter um impacto significativo no comportamento e nas decisões das pessoas.

5. Exclusividade

A técnica de persuasão chamada gatilho da exclusividade se baseia na ideia de que as pessoas dão mais valor ao que é exclusivo ou limitado. É uma estratégia comum no marketing e vendas para aumentar o desejo do consumidor pelo produto ou serviço oferecido. Outra forma de usar o gatilho da exclusividade é oferecer aos clientes acesso exclusivo aos produtos, serviços ou eventos exclusivos, o que pode aumentar a lealdade do cliente e a probabilidade de compras futuras. É importante lembrar que, embora o gatilho da exclusividade possa ser eficaz em aumentar o desejo do consumidor pelo produto ou serviço, ele também pode ser visto como uma tática de manipulação se for usado de forma enganosa ou não transparente. É importante ser honesto e transparente ao usar essa técnica e lembrar de respeitar os limites e as necessidades dos consumidores.

Agora que você já conhece esses 5 gatilhos mentais, é hora de utilizá-los em suas estratégias de vendas. A Real Origami Agência de marketing digital pode te ajudar a desenvolver as melhores estratégias! Fale conosco.

 

Rolar para cima