Skip to main content

Quer aumentar seu engajamento nas redes sociais…?

Buscar engajamento nas redes sociais é o objetivo de grandes marcas, influenciadores digitais e até mesmo usuários comuns. Afinal, se alguém posta algo é porque quer que seja visto, concorda? Quem publica quer ser notado, quer atingir seus seguidores e interagir com eles, ou seja: quer ter engajamento.

O engajamento é uma das melhores formas para medir a qualidade do relacionamento entre uma marca e seus seguidores. Quanto melhor for esse relacionamento, mais leais os seguidores serão, tornando a marca ainda mais forte.
Além disso, um bom nível de engajamento pode dar mais visibilidade à marca, aumentar seu alcance e permitir que mais pessoas a conheçam. Embora o engajamento seja uma ação voluntária dos usuários, as marcas podem influenciar esse comportamento. Uma agência de marketing digital pode te mostrar qual rede social é a melhor para o seu produto ou serviço.
Podemos dizer que o engajamento nas mídias sociais depende de dois elementos principais:

A) Algoritmo

Algoritmo Redes SociaisEm resumo, a função do algoritmo é coletar informações para determinar quais postagens ou perfis são mais relevantes para determinado usuário. É como se a própria plataforma criasse uma edição de tudo o que foi publicado e apresentasse ao usuário apenas o que é mais interessante e relevante para ele.
O algoritmo das redes sociais é um conjunto de regras usadas para determinar quais resultados ou conteúdos são visíveis para os usuários (o mesmo funciona com mecanismos de busca como o Google).

Para entender como funciona essa lógica, é preciso entender que cada rede social possui seu próprio algoritmo e diferentes métodos para escolher o que é ou não mostrado no feed do usuário. Portanto, não faz sentido usar a mesma estratégia para todas.
Além disso, os algoritmos estão em constante evolução e você deve estar sempre atento a essas mudanças para ajustar sua estratégia e garantir que o conteúdo chegue ao seu público da melhor maneira possível. Um bom agente de marketing digital saberá explicar detalhadamente como funciona esse maravilhoso recurso.

B) Fator humano

O fator humano é referente a relação da marca com os usuários e inclui tanto a parte da interação como a qualidade dos conteúdos, temas abordados, etc.
A verdade é que a forma como escolhemos um produto ou serviço mudou. Preço e qualidade, embora muito importantes na tomada de decisão, podem ficar de fora se não conseguirmos nos identificar com a marca ou com o profissional. Mas engana-se quem pensa que humanizar a presença online é só postar selfies ou aparecer nos stories. É preciso usar várias técnicas e, principalmente, manter-se fiel aos seus valores. O especialista em marketing digital pode te ajudar. Ele é qualificado e irá indicar a melhor estratégia para cada rede social.

Depois de tudo que você acabou de ler, acredita que é possível utilizar esses elementos para aumentar o engajamento nas redes sociais? A resposta é sim, e para chegar lá você pode começar seguindo as dicas abaixo:

 

1. Conheça seu público-alvo

Publico AlvoPrimeiro, descubra qual o seu público alvo e encontre as redes sociais onde ele tem mais presença. Informe-se sobre gostos, interesses, dúvidas e preocupações, crie uma base para posts e assim alcance mais seguidores. Entender sua comunidade nessa rede social é uma forma de construir melhores conexões e relacionamentos com seus clientes, fidelizando e interagindo com eles.
Para ter sucesso nas redes sociais você precisa saber qual conteúdo seu público-alvo deseja consumir. Neste momento, um bom especialista em gestão de redes sociais irá ajudá-lo a desenvolver as estratégias adequadas.

2. Humanize seu perfil

Você já ouviu falar em humanização de perfil? Afinal, o que é isso? Como fazer…?

O processo de humanização é uma forma de produzir conteúdo que traz o lado humano da marca, pois as pessoas se conectam e até se divertem nas redes sociais, e geralmente não gostam de assistir apenas posts extremamente institucionais, é preciso criar publicações que envolvam pessoas e histórias.
O principal objetivo desta técnica é criar um vínculo emocional com as pessoas para que elas se tornem clientes no futuro. No entanto, muitos acreditam que usar essa estratégia significa uma superexposição da vida íntima ou pessoal. Mas essa ideia está completamente errada. Humanizar o perfil não é postar foto almoçando com a família ou malhando na academia, é muito mais que isso! É usar ÉTICA, EMPATIA e EMOÇÃO para criar conteúdos que contem histórias e mostrem que existe um ser humano por trás de cada atividade. Uma agência de marketing digital ajuda você a compartilhar seu conteúdo com confiança e na medida certa.

3. Crie CTAs

Call-to-action (CTA) traduzindo para o português significa “chamada para ação”. É uma estratégia simples e muito boa para engajar seu público nas redes sociais. Essa é uma ação que estimula seus seguidores a terem atitudes que trazem um resultado positivo para o seu perfil e promove uma maior interação na rede social. Geralmente são frases como “Compartilhe este post com seus amigos” ou “Conte-nos o que achou de nosso produtos”. Isso incentivará mais interação com seus seguidores e outros usuários que tem interesse por seu produto ou marca.

4. Faça postagens com frequência

Alimentar seu público é fundamental para aumentar o engajamento, afinal não há como interagir se você posta só de vez em quando, concorda? Por outro lado, também pode ficar chato inundar as redes sociais com um post atrás do outro feito de qualquer forma.

É difícil definir uma frequência ideal de postagens, afinal varia de acordo com o perfil do público, mas se você consultar seus seguidores você descobrirá. O profissional de marketing digital ajudará a determinar com que frequência você deve postar.
Tenha um cronograma com dias e horários definidos para suas postagens. Isso é importante para criar expectativas no seu público – que saberá quando haverá novos conteúdos – e para alimentar o algoritmo das redes, aumentando a probabilidade de seus posts serem distribuídos para um número maior de usuários.

5. Faça perguntas

ponto InterrogacaoComo mencionado anteriormente, você precisa conhecer seu público e não há melhor maneira de conhecê-lo do que fazendo perguntas!
Isso te ajudará a entender as necessidades do seu público-alvo e manter um relacionamento saudável. Isso definitivamente mostrará ao seu cliente que a opinião dele vale ouro e que isso é importante para a empresa. No entanto, tenha muito cuidado neste ponto e faça perguntas pertinentes!!! Considere isso como uma chance de conhecer melhor seu cliente e aprender mais sobre seus desejos para que ele se sinta ouvido e se torne um cliente fiel. Estas ações aumentam as chances de converter em vendas. Por exemplo, você pode fazer perguntas nos Stories do Instagram.

6. Fale a mesma linguagem do seu público

Linguagem PublicoPara atingir as pessoas de forma mais profunda, use sempre uma linguagem adequada ao seu público-alvo.
Se a situação permitir, USE EMOJIS para criar um ambiente descontraído, imagens bem-humoradas, quem sabe até os famosos memes.
Mas lembre-se sempre de usá-los com moderação, afinal você quer oferecer um produto ou serviço aos seus clientes e não apenas fazê-los rir e rolar o feed.

 

 

Achou este post interessante? Nós da Agência de Marketing Real Origami somos especializados em marketing digital. Vamos te ajudar a construir a personalidade de sua marca e a entregar conteúdo relevante e humanizado nas redes sociais. Vamos conversar?

 

 

 

Atendimento pelo WhatsApp