Atualizações no Algoritmo do Facebook (2018)

Confira abaixo 6 mudanças recentes sobre o algorítimo do Facebook para este ano de 2018

As mudanças no Algoritmo do Facebook chegaram para o ano de 2018. Ano após ano o Facebook vem realizando mudanças em seus algoritmos que estão reduzindo a quantidade de visualizações das publicações de páginas na sua linha do tempo, também chamadas de feed.

O que é o EDGERANK?

Chamamos o algoritmo do Facebook de EDGERANK. Bem no início do Facebook, as publicações eram visualizadas por ordem cronológicas, com chegada do Edgerank isso mudou um pouco muito.

Isso por que o Edgerank nada mais é que um conjunto das regras definidas pelo Facebook para escolher o que é mais interessante pra você visualizar quando você acessa o Facebook. É por isso que você sempre vê as publicações dos seus amigos mais próximos e não vê quase nada ou nada dos seus colegas mais distantes e de muitos perfis profissionais que você já curtiu.

O Edgerank não é novo, mas sempre está sofrendo alterações para melhor se adaptar aos costumes de seus usuários. Na atualização anunciada no início de 2018 muitas empresas tiveram um baque no alcance de suas publicações, que caíram drasticamente.

Neste artigo vamos explicar como o Algoritmo do Facebook em 2018 poderá influenciar nos resultados do seu negócio no Facebook:

1 – Empresa x Pessoas

A primeira grande mudança do Algoritmo do Facebook em 2018:

  1. O Facebook dará mais importância aos perfis e aos grupos, ou seja, a interação entre pessoas está em primeiro lugar.

As pessoas vão até o Facebook para interagir com outras pessoas e não com empresas, por isso que o Facebook resolveu realizar este ajuste no algoritmo.

Pessoas geralmente geram conteúdos mais interessantes que empresas. Com a mudança do algoritmo, o alcance das páginas que já era baixo, agora ficará ainda menor.

2 – Conteúdo de Interação Autentica e de qualidade

O Facebook está mais inteligente e conseguirá decifrar que é uma interação manipulada de uma interação espontânea. Para o novo algoritmo do Facebook, atitudes como as seguintes terão menor relevância para o Algoritmo do Facebook:

  • Curta para participar
  • Compartilhe e concorra
  • Comente e marque um amigo
  • Curtir ou Amei

Principalmente em páginas, conteúdos que geram interações autênticas são as que se assemelham com uma conversa. A Empresa passa um ponto de vista, ou realiza uma enquete e os seus seguidores naturalmente respondem ou interagem com a marca.

3 – Conteúdos de baixo interesse: Menor relevância

Os conteúdos pouco interessantes ou sem nenhum interesse vão simplesmente desaparecer do Feed de notícias (linha do tempo) devido a atualização do Algoritmo do Facebook. Ou seja, Notícias falsas (Fake News), informações sensacionalistas, ou publicações de baixo engajamento serão as primeiras a deixar de aparecer para os usuários do Facebook.

Alguns sites de notícias simplesmente declararam deixar de usar a plataforma, pois o esforço para a alimentação de sua página no Facebook estava oferecendo resultados insignificantes.

4 – Conteúdos importantes: Maior Relevância

Os conteúdos interessantes ou de alta relevância serão beneficiados com  a atualização do Algoritmo do Facebook. Estes conteúdos ainda terão seu espaço na linha do tempo de seus seguidores.

O grande desafio é: Como identificar e criar conteúdo interessante para os meus fãs.  Neste caso, não há uma formula mágica, é preciso identificar qual é a melhor forma de criar interação com o público e iniciar uma conversa com eles.

5 – Visualização Passiva da linha do tempo (Feed)

Um grande vício dos usuários do Facebook e Instagram é a visualização passiva da rede social. Esta atitude está na mira do novo Algoritmo do Facebook. A visualização passiva é quando um usuário simplesmente fica deslizando o seu feed de forma constante sem realmente prestar atenção e dar valor ao conteúdo que está sendo exposto.

O Facebook entende que este não é um comportamento saudável, tanto para pessoa que usa o Facebook, nem para as empresas que estão presente na rede social e muito menos para o Próprio Facebook, pois isso faz com que as pessoas tenham, ao longo prazo, menos interesse na rede social.

É preferível que as pessoas dediquem menos tempo ao Facebook, mas que este tempo seja de maior qualidade. Desta forma as pessoas irão clicar em anúncios mais interessantes e envolventes, o que também é muito relevante para as empresas. Em resumo, o Facebook quer mais interação dentro da rede social.

6 – Conteúdos iscas de engajamentos serão penalizados

O estimulo a engajamento que não é autentico será penalizado pelo Facebook com a redução de alcance. Ou seja, estimular cliques para acessar conteúdos fúteis ou de baixa relevância fora do Facebok.

Confira aqui alguns exemplos de Conteúdos iscas de engajamentos são:

  • Promoções de curta e compartilhe;
  • Marque uma pessoa para concorrer um prêmio;
  • Jogos do tipo comente uma característica da pessoa acima;
  • Links para notícias sensacionalistas.

Em resumo, estimulo de ações banais e sem real valor para o usuário do Facebook terão menor ou nenhuma visibilidade de acordo com o novo Algoritmo do Facebook.

Conclusão:

Como podemos ver o Facebook está diminuindo cada vez mais o alcance das páginas, más como eles podem fazer isso sendo que são as marcas que geram retorno para ele? A questão aqui é bem simples, uma palavrinha mágica chamada “Anúncios no Facebook“, com os anúncios no Facebook é possível facilmente melhorar o alcance, gerar mais likes nas postagens, mais fans para as páginas em fim gerar melhores retornos para as empresas que utilizam o Facebook para negócios.

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