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Ainda não usa a automação de marketing?

Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente, como agendamento de postagens ou seguir nas redes sociais já é uma automação de marketing em sua forma completa. Mas essas são apenas ações muito simplistas frente a potência que é a automação de marketing.

A automação de marketing é o uso da tecnologia para automatizar ações e processos com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing, mantendo um relacionamento personalizado com os clientes.
Automatizar seu marketing é entender com precisão o interesse do cliente em sua fase de compra, fornecendo a ele todas as informações que ele precisa em um determinado momento de forma eficaz.

O investimento em automação de marketing torna possível o aumento das vendas e a receita, reduz os custos de aquisição de clientes e melhora a retenção de clientes.
Uma boa automação de marketing pode ajudar empresas a alcançar clientes potenciais em escala, mas de maneira personalizada. Fazendo uso dos recursos de automação de marketing você pode mudar completamente os rumos do seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas e não sabe por onde começar, não se preocupe! Aqui estão 5 dicas para você aproveitar ao máximo as estratégias de automação de marketing em 2023.

1. Coloque um botão do WhatsApp no ​​seu site

A utilização do botão WhatsApp no ​​site facilitará a comunicação com os clientes. Os visitantes do seu site podem fazer contato diretamente via WhatsApp sem inserir um endereço de e-mail ou número de telefone. As mensagens enviadas via WhatsApp são entregues em tempo real, permitindo que você responda rapidamente às dúvidas e solicitações dos clientes.

Use o WhatsApp Business para criar um perfil comercial e responder automaticamente às perguntas frequentes de seus clientes. Crie um grupo de WhatsApp para seus clientes ou possíveis clientes e compartilhe informações sobre seus produtos ou serviços. Compartilhe cupons de desconto ou promoções exclusivas via WhatsApp para incentivar as compras. Use o WhatsApp também para realizar pesquisas de mercado e obter feedback dos clientes sobre seus produtos ou serviços.

2. Utilize os recursos das redes sociais

Você pode fazer uso das informações coletadas em redes sociais para segmentar seu público e entregar anúncios personalizados. As redes sociais são grandes aliadas para te ajudar nesse processo de automação. Elas têm ferramentas de segmentação de público-alvo como Facebook Audience Insights e Twitter Analytics. Essas ferramentas permitem segmentar seu público com base em dados demográficos, interesses e comportamento de compra. Você também pode usar palavras-chave para encontrar grupos e comunidades relevantes para sua empresa.

Existe também a possibilidade de usar a segmentação comportamental, onde você pode segmentar seu público com base nas ações realizadas por eles (por exemplo, compras, downloads, etc.).

3. Invista em ferramentas para expandir seus negócios

Escalar um negócio significa crescer, aumentar as vendas e o número de clientes sem aumentar os custos. Quando uma empresa adota a automação de marketing, ela investe em ferramentas, treinamento e recrutamento. Porém, após integrar essa estrutura, a empresa não precisa de mais pessoas ou de mais ferramentas para gerar mais vendas, pois o processo é automatizado e replicável para um grande número de pessoas. Portanto, a automação se torna uma ferramenta para gerar cada vez mais leads e vendas sem ter que fazer novos grandes investimentos, se tornando uma grande vantagem.

4. Concentre-se no seu funil de vendas

Funil de Vendas

Funil de Vendas

Não podemos falar sobre automação de marketing sem falar sobre o funil de vendas. Usando um funil de vendas eficiente, terá mais rendimento no processo e se torna a melhor maneira de obter os resultados desejados. Assim, a automação de marketing traz eficiência ao funil de vendas, pois otimiza o tempo da equipe, melhora o relacionamento, trata os leads na hora certa e os desenvolve de forma automática sem esforço manual. Dessa forma, o marketing pode gerar mais vendas fazendo bom uso dos recursos de automação do funil de vendas. Sempre monitore seu funil de vendas para corrigir possíveis erros ou uma readequação da estratégia.

5. Não despreze o e-mail marketing

Email MarketingO e-mail marketing é um grande aliado no processo de automação do marketing. Você pode usar e-mails automatizados em seu processo, mas também em campanhas e envios segmentados, como acionamento de remarketing ou envio de ofertas semanais de e-commerce. Para isso, as ferramentas de automação de marketing costumam oferecer templates com editores de e-mail para facilitar a criação e diversas possibilidades de segmentação da lista e geração de relatórios. O fato de uma plataforma de e-mail marketing oferecer menos funcionalidades não significa que ela seja menos relevante para uma empresa. O que determina a solução ideal são as necessidades da sua empresa. Você precisa pesquisar e definir qual canal é mais eficaz para você vender mais e fidelizar clientes.

Se você busca uma solução focada no envio de e-mails, com funcionalidades para adquirir novos contatos e manter comunicações recorrentes com eles, uma ferramenta de e-mail marketing pode ser muito útil. Se o seu objetivo é ir além do envio de e-mail marketing e ter diversas opções de ação integradas aos canais que você já utiliza, então uma plataforma de automatização de marketing é a solução ideal.

Comece a utilizar a automação de marketing hoje mesmo e melhore seus resultados em 2023! Nós da Real Origami Agência de Marketing Digital podemos tirar todas as suas dúvidas e oferecer uma solução eficaz, contribuindo para modernização de seus processos.

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